Engenheiro Civil analisa risco na Barragem do Jazigo, em Serra Talhada: ‘o estado é grave’, alerta

,

Diante as fortes chuvas que têm caído em Serra Talhada nos últimos dias, o Farol de Noticias levou, na manhã deste sábado (6), um especialista para avaliar o risco de rompimento da barragem do Jazigo, a qual tem apresentado preocupantes marcas de deterioração.

Analisando o atual estado de desgaste do ‘pé’ da barragem, o engenheiro, ambientalista e ex-secretário de Obras da cidade, João Novaes, reforçou – como em outras entrevistas – que o estado do Jazigo é grave quanto ao risco de estouramento.

“A gente ratifica o que já foi dito. O estado dessa barragem é mais grave que o estado do açude Cachoeira devido o chamado esforço dinâmico que o Jazigo sofre”, afirmou Novaes.

Ele esclarece que o termo técnico quer dizer que a barragem do Jazigo sofre muito mais pressão da água que o Cachoeira 2.

Isso, devido o fato de ter água em movimento, enquanto o Cachoeira enfrenta um “esforço estático”. Ou seja, a barragem é essencialmente de água parada.

“No caso do Jazigo, a lâmina d’água escorre sobre a parede”, frisou o engenheiro.

ASSOREAMENTO

João Novaes também voltou a alertar que a barragem está seriamente assoreada em sua base e que não é possível realizar qualquer ação de reparo neste período chuvoso.

“No pé da parede está assoreado. nesse período não tem mais que fazer reparo, escarificar, verificar onde há desprendimento das pedras, é impraticável, pois deve ser feito após esse período chuvoso. Todos [os especialistas] com que já conversamos são unânimes em dizer que essa barragem precisa de manutenção”.

Confira fotos:






0 comentários:

Postar um comentário