Em Belmonte, cemitério Parque das Flores é tomado pelo mato, e trabalho de limpeza é inexistente

,

Cemitério está “entregue ao deus dará”, um verdadeiro descaso do poder público de São José do Belmonte

Apesar das inúmeras reclamações da população em relação ao que tange a parte da limpeza dos cemitérios públicos, hoje, quem cuida do serviço são os funcionários da prefeitura, que também fazem a limpeza de ruas do município.

O problema é que o efetivo é pequeno e só foi iniciado o serviço de manutenção no cemitério Parque da Saudade, no bairro Cacimba Nova, sendo que num processo bastante lento, enquanto que o cemitério Parque das Flores, no bairro Vila Delmiro, encontra-se numa situação de completo abandono, tanto em relação ao mato, quanto em relação ao lixo, entulhos e falta de pintura na estrutura que aos poucos está se deteriorando.

Blog do Silva Lima  constatou, na manhã deste sábado (20) no cemitério Parque da Saudade, que mais da metade do local ainda não foi limpo. Uma zeladora, 33 anos, que é responsável por cuidar de alguns túmulos, disse que o trabalho está muito lento.

Eles começaram a poucos dias, mesmo a nossa reclamação tendo registro de mais de um mês [veja aqui]. Na verdade, ainda existe muita coisa pra eles limpar. Acho uma falta de respeito da gestão municipal para com a população, aguardar o surgimento de denúncia ou reclamação na mídia para começar a agir”, destacou.

Já o cemitério Parque das Flores, no bairro Vila Delmiro, ainda não passou pelo serviço de limpeza. Uma senhora, 56 anos, que foi visitar e restaurar o túmulo da mãe, falou que a situação é péssima no lugar. “Está horrível, sujeira e mato para todos os lados. A gente faz a nossa parte e até a parte que não é nossa. Há meses que não vejo ninguém da prefeitura  limpando por aqui”, afirmou.

Um pedreiro, 45 anos, que ajudava a senhora a restaurar o túmulo da mãe, disse que ela teve que desembolsar para fazer o serviço que era de responsabilidade da prefeitura. Ela gastou para limpar o mato e retirar entulhos que estavam ao redor da cova da mãe. O pior é que ela tem quatro familiares enterrados aqui, já pensou se fosse fazer isso em todos os túmulos? Iria ficar muito caro”, finalizou.

Cadê o trabalho de limpeza nos cemitérios municipais que, em abril de 2017, fazia parte das ações da “Operação Belmonte Limpo”, que também visava o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya e também os escorpiões? Trabalho este, publicado no Site Oficial da prefeitura [relembre aqui].

Por falar em Aedes Aegypti, o município está numa situação bastante incômoda com surgimento de casos suspeitos de dengue em várias localidades. Brevemente, daremos mais informações.

Contudo, o que sabemos é que o serviço de manutenção, limpeza e conservação dos cemitérios Parque da Saudade e Parque das Flores, é de total e exclusiva responsabilidade da gestão municipal, que tem à frente o prefeito Romonilson Mariano (PHS), através da secretaria de Infraestrutura.


Um comentário: