Belmonte: Moradores reclamam da falta de coleta de lixo na Rua João Nunes Magalhães, no Bairro Cacimba Nova

,

Se existe algo que a população belmontense tem tido, desde o início da gestão do atual prefeito Romonilson Mariano, é a tal da "paciência", palavra que resume-se em (suportar situações desagradáveis e o incômodo sem perder a calma e a concentração). Mas isso acabou, pelo menos para os moradores da Rua João Nunes Magalhães, no Bairro Cacimba Nova.

Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2019, a redação do Blog do Silva Lima foi convidada por moradores da referida rua para registrar imagens da grande quantidade de lixo que encontra-se acumulada no interior de uma caixa d´água de PVC, usada por apenas 7 ou 8 moradores, mesmo depósito utilizado quando havia a coleta (fora o restante dos moradores que o acumulam nas suas calçadas), mas que o acúmulo é devido a falta de recolhimento do lixo por parte da Prefeitura Municipal.

Lamentavelmente, devido às inúmeras reclamações dessa natureza, este caso não é inédito na gestão atual, pois o que se vê no município é a grande quantidade de lixo acumulado nas ruas e o vasto número de denúncias, diferente de outros tempos. Mas isso não é por falta de educação dos moradores, os quais acumulam o lixo nos locais e dias exatos, mas sim, por falta de compromisso e pulso firme de quem está no comando do município, que não determina que os coletores efetivem o recolhimento do lixo de todas as ruas e periferias da cidade.

Apesar de alguns moradores levarem parte dos detritos para outra rua, onde o veículo segue circulando, o acúmulo é inevitável e incomoda a vizinhança.

"A rua está cheia de lixo. É uma imundície. Semana passada a caixa estava tão cheia que tivemos que colocar as sacolas no chão, aí veio um caminhão fazer o recolhimento e ficou atolado num grande buraco nesta rua, buraco já denunciado por nós, através desse Blog [relembre aqui]. Agora, já passou de 8 dias a última vez que vimos a coleta aqui. É ruim por causa do cheiro, das moscas, de tudo o que o lixo traz e da falta de local para acúmulo, já que o depósito que usamos está completamente cheio", disse uma moradora.


Todavia, percebe-se que a rua em questão encontra-se, em alguns trechos, completamente esburacadas, dificultando o transito de veículos, mas neste sentido um  morador ressalta:

"Os buracos aqui são muitos e tem local que não existe buraco, e sim. cratera. Porém, devemos frisar que um problema atraiu outro. Ou seja, se a Prefeitura justifica que a coleta de lixo não existe nessa rua por causa dos buracos que impossibilitam a passagem do carro coletor, aí são dois problemas num só, e ambos são de plena e exclusiva responsabilidade do governo municipal. Os buracos existem pelo motivo de a prefeitura não agir no momento correto colocando material de qualidade. Aí, agora que estamos no período chuvoso é que querem tapar o sol com a peneira. Mas nem isso aqui fizeram. A rua tá esburacada e não existiu um grão de areia colocado aqui. Justificaram que a caçamba não passa mais aqui por causa dos buracos, e a gente justifica que os buracos existem por causa de irresponsabilidade da gestão, e não por causa das chuvas", ressaltou um morador.

Já outra moradora afirma: "A coleta de lixo no local que antes era realizada, não está sendo mais possível por falta de compromisso e e de boa vontade da gestão que não cuida de gente de jeito nenhum, pois a coleta é feita nas duas ruas circunvizinhas, lados direito e esquerdo, e existem atalhos que possibilitam a passagem do carro coletor. Nessa rua por trás da minha, a Jaime Nunes Magalhães, o carro vai até a casa de um secretário da prefeitura, mas não sei porque só vai até lá, faz o retorno num terreno que dá pra passar para nossa rua para fazer o recolhimento do lixo, mas não o faz, e de lá mesmo, vai embora", explicou.

Veja fotos:








FONTE: Blog do Silva Lima

0 comentários:

Postar um comentário