Segundo Paulo Câmara, conclusão do Hospital Geral do Sertão em Serra Talhada é prioridade

,

governador Paulo Câmara  participou, na manhã dessa terça-feira (05), da primeira assembleia de 2019 da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O governador destacou como prioridades a oferta de serviços públicos de qualidade à população, a conclusão de obras estratégicas, como o Hospital Geral do Sertão (Serra Talhada), e o fortalecimento da parceria com os municípios. Paulo Câmara também anunciou o estreitamento das parcerias entre Estado e municípios com a realização de encontros temáticos das equipes do governo com comissões que serão designadas pela Amupe.

De acordo com o governador, esses debates serão essenciais na busca de soluções para o aprimoramento das diversas áreas de desenvolvimento em Pernambuco. O primeiro deles, previsto ainda para este mês, discutirá novas estratégias para o setor da saúde nas esferas estadual e municipal. “Vamos ter um calendário definido para discutir a Saúde, as questões que estão pendentes e, principalmente, o que precisa ser feito nos próximos anos. E não só na saúde. Vamos discutir também todas as áreas fundamentais em parceria com os municípios”, frisou.

O secretário de Saúde, André Longo, destacou a importância das prefeituras na construção do Sistema Único de Saúde. “Precisamos articular a rede de saúde, pactuando com os municípios o fortalecimento da Atenção Básica para que, desde o diagnóstico precoce até o final da linha de cuidado, as demandas da população possam ser resolvidas em suas regiões, sem necessidade de deslocamento para a capital”.

A primeira sessão da Amupe 2019 homenageou o professor, médico e ex-secretário estadual de Saúde, Fernando Figueira. Se estivesse vivo, o fundador do IMIP, completaria 100 anos no dia 04 de fevereiro. Na sua trajetória de vida, o pediatra  deixou como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos mais pobres, contribuindo para o desenvolvimento do setor no Estado.

À frente da SES, entre 1971 e 1975, Fernando Figueira foi responsável pela implantação de importantes equipamentos que até hoje têm profunda atuação na Saúde Pública de Pernambuco, entre eles estão a Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (FUSAM); o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen); o Centro de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam); e o Hemope.

FONTE: Vilabela FM

0 comentários:

Postar um comentário