Deputado Rogério Leão consegue 100 mil para festa da Cavalgada à Pedra do Reino

,
Para garantir a realização da XXVI Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, o deputado Rogério Leão e a diretoria da Associação Cultural Pedra do Reino estiveram, na manhã desta terça-feira (15), em audiências na Casa Civil e na sede da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

De acordo com o deputado Rogério Leão, o Governo do Estado, na pessoa do governador Paulo Câmara, vai disponibilizar R$ 200 mil para festa da Cavalgada, dos quais R$ 100 mil foi atendendo a reivindicação do deputado. “O governador Paulo Câmara é sempre atencioso com nossos pedidos”, enfatizou Rogério Leão.





Na Casa Civil, o encontro foi com o secretário Marcelo Canuto e na Fundarpe com a diretora-presidente, Márcia Souto, e a coordenadora de gabinete, Marcela Torres.

A comitiva formada pelo deputado estadual Rogério Leão e os integrantes da Associação Cultural Pedra do Reino, estão em busca de recursos para realização da festa todos os anos e em 2018 não foi diferente. 

Nas audiências, estiveram junto ao deputado Rogério Leão, os membros da Associação cultural Pedra do Reino, Diogo (Presidente), Ana Paula (Diretora), e o representante da Prefeitura de São José do Belmonte, Romualdo.

Segundo o parlamentar, o Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e a Associação Cultural Pedra do Reino, tem sido os grandes realizadores da festa. “A Cavalgada é uma tradição de nossa gente e é destaque no turismo de nosso Estado”, completou o parlamentar ao falar sobre o evento e a importância que ele tem para o Sertão Central e para Pernambuco.

No dia 25 de abril, Rogério Leão e membros da Associação Cultural Pedra do Reino entregaram o projeto da festa ao Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja. Para o deputado, iniciativas como esta garantem os recursos necessários para realização do evento. “Trabalhar com antecedência e buscar estes recursos nos órgãos competentes é um ato primordial”, lembrou o parlamentar.

A CAVALGADA

Este ano a festa acontecerá entre os dias 20 e 27 de maio. A XXVI edição do evento que movimenta não só a cidade, mas toda a Região do Sertão Central, é um misto de teatro popular e religiosidade. Uma das maiores manifestações culturais de Pernambuco e que é marcada no calendário anual de turismo do Estado.

A Cavalgada à Pedra do Reino foi criada inspirada nas lendas do movimento sebastianista, que fizeram parte do imaginário nordestino no século XIX. Outra fonte de inspiração do evento é o Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna.

A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife, pelas BR-232/PE-430.

0 comentários:

Postar um comentário