Vereador Evandro Gonçalves protocola Denúncia no MPPE para apurar supostas irregularidades em seleção simplificada

,

O Vereador Evandro Gonçalves, através do gabinete Móvel, recebeu várias denúncias de candidatos que realizaram as provas da seleção simplificada da Prefeitura de São José do Belmonte, através da Secretária de Educação, e que foram aplicadas no dia 17/03/2019.

Candidatos de vários cargos, em especial o cargo de Educador Infantil, onde ficou demonstrado através da prova realizada por parte destes candidatos que a Secretaria de Educação do município, responsável por elaborar o processo seletivo, praticamente aplicou questões idênticas do processo de seleção realizado na cidade de Petrolina/PE, ocorrido em Fevereiro do mesmo ano.

É público e notório a todos aqueles que participam de concursos eliminatórios de provas de conhecimento, que é irregular e quebram princípios basilares de sustentação da isonomia do resultado, a aplicação de qualquer questão que já tenha sido aplicada em outros concursos, É VEDADA A PRATICA DESSE ATO por parte de quem aplica a seleção, sob pena administrativa de anulação do certame e eventual responsabilidades de ressarcimento dos custos aos cofres públicos.

No documento, o Vereador Evandro, embasado nas provas irrefutáveis apresentadas pelos candidatos, pleiteia junto ao MPPE não apenas a tutela, no presente caso, de direito individual de determinado candidato ou direito autoral, mas sim, a lisura do próprio certame, GARANTINDO IGUALDADE DE CONDIÇÕES ENTRE OS CANDIDATOS, o que, por certo, não foi nem será alcançado com a reprodução de questões, mesmo com a indicação da fonte.

Assim, a ocorrência de plágio em questões de provas aplicadas no Processo Seletivo fere os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da igualdade, da publicidade, da competição e da razoabilidade, importando o plágio em nulidade absoluta do ato.

"Achei um absurdo, valorizo muito a pesquisa e, em nenhum momento, os responsáveis pelo concurso nem mesmo mencionaram a bibliografia nas perguntas apresentadas. É muito feio copiar e colar, e dar a essa “cola” ares de sabedoria e ética. A cópia de questões tão facilmente identificadas na rede mundial de computadores possibilita o favorecimento de determinados candidatos, colocando, ainda, sob suspeita a imparcialidade na aplicação das provas”.

Devemos ainda, perguntar ao poder Executivo onde fica os concursados nessa história toda, que aguardam a devida convocação, onde ficam as famílias destes concursados e o pior, agora o que dizer aos candidatos aprovados e não aprovados neste certame? Porque esse vereador deseja que todos, TODOS, sejam tratados dentro de uma equidade de condições, aguardo respeitosamente a decisão do MPPE”, concluiu o Vereador.





0 comentários:

Postar um comentário