Balanço da educação 2017 em Pernambuco

,

Como secretário de Educação do Estado, eu venho sendo testemunha de muitas histórias de sonhos realizados, tendo como principal instrumento a educação. 

Neste sentido, Pernambuco vem demonstrando porque está se destacando no contexto nacional quando o assunto é educação. E no ano de 2017 continuamos vivenciando esta evolução. Uma nova geração de pernambucanos, mais sonhadores e protagonistas de suas próprias histórias, vem sendo formada, a partir de uma política educacional que vem sendo fortalecida desde 2007. 

No último ano, fizemos algumas experiências e ampliamos nossa Rede de escolas em tempo integral, que já é a maior do país e vem colhendo bons frutos a partir dos investimentos na área e do entusiasmo da própria Rede Estadual diante das novas oportunidades. 



Encerramos o ano de 2017 com 370 escolas funcionando em tempo integral, sendo 332 escolas de referência e 38 escolas técnicas. Isso significa que 51% das vagas ofertadas no Ensino Médio no Estado já são em escolas desta modalidade, antecipando a meta do Plano Nacional de Educação para 2024. 

Entendemos que, além do importante trabalho no qual os estudantes aprendem na prática o verdadeiro sentido de ser protagonista, a oferta de uma carga horária mais ampla também contribui para que esses jovens sejam, cada dia mais, afastados de inúmeras circunstâncias que os distanciam da escola. E tendo a educação como prioridade do Governo do Estado, em 2017 continuamos investindo na melhora da infraestrutura das nossas escolas e dos seus equipamentos, como a melhoria e construção das quadras cobertas poliesportivas, e com a construção e/ou ampliação e reforma de escolas. 

Tivemos, ainda, a grande satisfação de nomear mais de 3.000 professores aprovados no último concurso público para as escolas da Rede Estadual, que já entram engajados com nossos projetos educacionais.



Expandimos o destino dos nossos estudantes do Programa Ganhe o Mundo para a Alemanha, com a inclusão do idioma alemão no curso preparatório, e para a Colômbia, como mais uma opção de país de língua espanhola; além do Ganhe o Mundo Musical para a Espanha, que até 2016 só contemplava o Canadá.

Comemoramos o Prêmio Gestão Escolar para a Região Nordeste, para nossa escola Dário Gomes de Lima, do município de Flores, no Sertão pernambucano. E encerramos o ano lançando o Programa de Acesso ao Ensino Superior - PE no Campus, com objetivo de apoiar estudantes que estão encerrando o ensino médio e o acesso deles à universidade pública, com o oferecimento bolsas a 1.000 aprovados em universidades públicas que tenham estudado na nossa Rede já valendo para o ano de 2018.

Estas e outras ações que também contribuíram fortemente para mais um degrau que alçamos na Educação pública de Pernambuco neste 2017 você pode conferir nas próximas páginas. Hoje, podemos olhar para o retrovisor e ver o quanto foi conquistado; mas sem perder de vista o longo caminho que temos pela frente para trabalhar por uma educação pública de qualidade. 

Boa leitura!"

Fred Amancio Secretário de Educação de Pernambuco

Fontes: Secretaria de Educação de Pernambuco / Davi Diniz

0 comentários:

Postar um comentário